Previsão climática trimestral para Outubro, Novembro e Dezembro de 2015 (OND/2015)
PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2015 (OND/2015) NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE DO BRASIL
O fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) persistiu na região equatorial do Oceano Pacífico, com anomalias positivas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) que excederam 3°C em torno da longitude 120°W e ventos alísios relaxados a oeste desta longitude. Além disso, houve aumento do Índice negativo de Oscilação Sul (IOS), que passou a -1.4 em agosto passado, e do índice oceânico de anomalia de TSM, que passou a 1.2 no último trimestre, caracterizando a intensidade moderada do atual episódio ENOS.
Anomalias positivas de TSM também foram observadas em agosto em grande parte do Pacífico Norte, principalmente próximo à costa oeste da América do Norte, com valores de até 3°C em algumas áreas. No Pacífico Sul, as anomalias positivas observadas foram menos intensas e localizadas principalmente na porção central com valores inferiores a 1,5°C. No Oceano Atlântico Sul, anomalias positivas de TSM de até 3°C foram observadas entre o litoral da Região Sul do Brasil e a costa da Província de Buenos Aires, na Argentina. No Atlântico Norte, o destaque são os valores de TSM acima da climatologia entre as latitudes 15°N e 45°N, com valores de anomalia que chegam a 1,5°C em alguns pontos. Por outro lado, em torno de 60°N, ainda no Oceano Atlântico Norte, observam-se anomalias negativas que atingiram 3°C. O Oceano Índico registrou anomalias positivas de TSM de até 1,5°C na maior parte de sua extensão.
Primeiramente, vale ressaltar que os modelos de previsão climática sazonal indicaram a atuação do fenômeno El Niño pelo menos até o final do verão de 2015/2016. A previsão climática por consenso para o trimestre outubro-novembro-dezembro de 2015 (OND/2015), baseada na análise diagnóstica das condições oceânicas e atmosféricas globais e nos prognósticos de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal, indica maior probabilidade dos totais pluviométricos sazonais ocorrerem na categoria abaixo da faixa normal climatológica em grande parte das Regiões Norte e Nordeste, com distribuição de probabilidade de 20%, 30% e 50% para o extremo norte da Região Norte e de 25%, 35% e 40% na faixa que vai do Amazonas ao noroeste da Bahia e interior do Nordeste, respectivamente para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica.
Especificamente para o Maranhão, espera-se que o cenário de chuvas fique abaixo da climatologia para a época, ou seja, chuvas abaixo do esperado. As temperaturas continuarão elevadas em todo o Estado e a umidade relativa do ar começará a apresentar valores mais elevados no sul, o que é bom para amenizar as queimadas e problemas respiratórios na população.
Previsão por consenso elaborada pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (GTPCS/MCTI), com a colaboração de meteorologistas do INMET, FUNCEME e Centros Estaduais de Meteorologia.