Previsão climática trimestral para Agosto, Setembro e Outubro de 2015 (ASO/2015)

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA AGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRO DE 2015 (ASO/2015) NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE DO BRASIL

 

As anomalias positivas da Temperatura da Superfície do Mar (TSM), em conjunto com os índices atmosférico (IOS) e oceânico (ONI) e com o relaxamento dos ventos em baixos e altos níveis no decorrer de junho, indicaram o pleno estabelecimento do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) no Pacífico Equatorial.

A previsão climática por consenso para o trimestre agosto-setembro-outubro de 2015 (ASO/2015), baseada na análise diagnóstica das condições oceânicas e atmosféricas globais e nos prognósticos de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal, indica maior probabilidade dos totais pluviométricos sazonais ocorrerem na categoria abaixo da faixa normal climatológica para o norte da Região Norte, com distribuição de probabilidade de 25%, 30% e 45% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. No oeste do Amazonas, a previsão indica maior probabilidade de chuva acima da faixa normal climatológica, com probabilidades de 40%, 35% e 25% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Para o leste da Região Nordeste, onde o volume de chuva ainda é considerável em agosto, a previsão por consenso indica maior probabilidade das chuvas ocorrerem na categoria dentro da faixa normal climatológica, com a seguinte distribuição de probabilidade: 25%, 40% e 35% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente.

Especificamente para o Maranhão, espera-se que o cenário de chuvas fique dentro da climatologia para a época, ou seja, poucas chuvas. Nos meses em questão, as chuvas são menos frequentes, as temperaturas do ar mais elevadas e baixos valores de umidade relativa do ar. Essa composição é ideal para o aumento do número de queimadas.

aso2015