Avaliação Mensal de Chuva (março de 2018)


Por em 17 de abril de 2018



Avaliação mensal da chuva no maranhão (março de 2018)

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são um fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do esperado, para isso usa-se um cálculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem. A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

03-climatologia de março

Climatologicamente em março as chuvas se concentram principalmente no noroeste do estado, onde em sua extremidade apresenta valores superiores a 500 mm, sendo a região mais chuvosa.
A parte mais central é a região menos chuvosa, sendo historicamente a região que apresenta volumes abaixo de 180 mm.

03-total chuva mar de 2018

As chuvas observadas em março de 2018 ficaram concentradas no extremo norte e na região sudeste do estado onde forma observados valores superiores a 400 mm A região onde se registrou os menores valores foi a parte central do estado, apresentando precipitações inferiores a 100 mm.

<03-desvio mar 2018

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal. Apesar do posicionamento favorável da ZCIT mais ao sul da climatologia, o que favoreceria a produção de chuvas em praticamente todo o estado, boa parte ficou com chuvas abaixo do normal. Isso se deve, em boa parte, a atuação de fenômeno denominado oscilação de Madden Julian, que na sua atuação na fase negativa na região nordeste do Brasil, provoca inibição das chuvas. A Oscilação Madden Julian é um distúrbio atmosférico na região tropical que se inicia na região do oceano Índico e se propaga para leste em uma velocidade que varia entre 14 e 29 km/h, dando uma volta ao redor do planeta em um ciclo que pode levar de 40 até 60 dias aproximadamente. Este fenômeno é conhecido como oscilação intrasazonal.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZACAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira



  • Compartilhar:

Últimas Postagens