Regiões Hidrográficas do Maranhão
As 12 (doze) regiões hidrográficas do Brasil foram estabelecidas pela Resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) n° 32 de 25 de Junho de 2003, com a finalidade de melhorar o gerenciamento e planejamento dos recursos hídricos. A Resolução n° 32 indica que o Estado do Maranhão está inserido em 03 (três) regiões hidrográficas (Figura 02).
Bacia Hidrográfica do Itapecuru
A bacia hidrográfica do rio Itapecuru possui uma área de 53.216,84 km², correspondendo a 16,03% da área do Estado (Figura 07). O Itapecuru nasce no Sul do Estado no sistema formado pelas Serras da Croeira, Itapecuru e Alpercatas, em altitude de aproximadamente 530 m, desaguando na baía do Arraial, depois de percorrer cerca de 1.050 km, a Sudeste da Ilha do Maranhão, na forma de 02 braços de rios denominados: Tucha e Mojó.
Os principais afluentes pela margem direita são os rios Correntes, Pirapemas, Itapecuruzinho, e os riachos Seco, do Ouro, Gameleira, Cachimbo e Guariba. Pela margem esquerda destacam-se os rios Alpercatas, Peritoró, Pucumã, Baixão do Vigia, Baixão da Bandeira, Douradinho, Olho Dágua, Codozinho, dos Porcos, e Igarapé Grande, além dos riachos, São Felinha, da Prata e dos Cocos .
Bacia Hidrográfica do Maracaçumé
A bacia hidrográfica do rio Maracaçumé possui área de 7.756,79 km², correspondendo a 2,34% da área do Estado, tendo o rio Maracaçumé como rio principal, nasce na Serra do Tiracambu e deságua no Oceano Atlântico entre os municípios de Godofredo Viana e Cândido Mendes, após percorrer uma extensão de aproximadamente 150 km. Os rios Duas Antas, Coqueiro, Macaxeira, Pacovel e Peixe são seus principais afluentes (Figura 12 e Figura 13).
Bacia Hidrográfica do Mearim
A bacia hidrográfica do rio Mearim possui uma área de 99.058,68 km², correspondendo a 29,84% da área total do Estado. Sendo a maior entre todas as bacias hidrográficas do Estado (Figura 06).
O rio Mearim, nasce na serra da Menina, entre os municípios de Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras e São Pedro dos Crentes, recebendo a denominação de ribeirão Água Boa, seguindo um longo trajeto na direção Sudoeste-Nordeste, até Esperantinópolis, onde após receber as contribuições do rio Flores, direciona-se para o Norte, até desembocar na baia de São Marcos, entre São Luís e Alcântara.
Todo esse percurso ocorre em cerca de 930 km de extensão. O rio Mearim tem como principais afluentes o rio Pindaré e o rio Grajaú. O rio Pindaré deságua no rio Mearim a cerca de 20 km da sua foz. O rio Grajaú flui para o rio Mearim por meio do canal do Rigô encontrando o Mearim na área do Golfão Maranhense.
Bacia Hidrográfica do Munim
A bacia do rio Munin possui uma área de 15.918,04 km², correspondendo a 4,79% da área do Estado. Esta bacia localiza-se na porção extremo-leste do Maranhão (Figura 7). O rio Munin deságua na baía de São José, entre Axixá e Icatu, após percorrer aproximadamente 320 km. Suas nascentes estão situadas nos Tabuleiros da Formação Barreiras, a Nordeste do município de Caxias.
A bacia tem como principais afluentes os rios Iguará, Paulica, riacho Mocambo, riacho Raiz, riacho da Cruz e riacho São Gonçalo pela margem esquerda e, pela margem direita, os rios Preto, riacho Pirangi, Una e riacho da Mata (Figura 08 e Figura 09).
Bacia Hidrográfica do Periá
A bacia hidrográfica do rio Periá apresenta uma área total de 5.395,37 km², representando aproximadamente 1,62% da área total do Maranhão. Limitando-se com as bacias hidrográficas do Munin, do rio Preguiças e com o Oceano Atlântico. Esta bacia representa a menor área dentre todas as regiões hidrográficas do Estado.
Seus rios principais são: o Rio Periá, com uma extensão de 80 km; o rio Mapari e o rio Anajatuba. Todos esses rios vivem sob constante influência das marés que influenciam também o ritmo de vida da população local. Os rios apresentam foz bastante largas e são orlados por exuberante vegetação de mangue.
Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças
A bacia hidrográfica do rio Preguiças possui uma área total de 6.707,91 km², representando 2,02% da área total do Estado (Figura 13). A bacia localiza-se a Nordeste do Estado, sendo formada por três rios: o rio Preguiças, que é o rio principal e tem a maior extensão; o rio Negro e o rio Cangatã. O rio Preguiças, chamado também de rio Grande, nasce no município de Santana do Maranhão, numa altitude de cerca de 120 m e percorre quase 135 km de extensão até chegar à sua foz, no Oceano Atlântico no município de Barreirinhas.
Bacia Hidrográfica do Turiaçu
A bacia hidrográfica do rio Turiaçú possui uma área de 14.149,87 km², representando cerca de 4,26% da área do Estado (Figura 11). Suas nascentes estão localizadas nas vertentes da Serra do Tiracambu, a partir desse ponto e percorre 720 km de extensão em direção à baía de Turiaçu, entre os municípios de Turiaçú e Bacuri. Durante este percurso, o rio Turiaçu recebe a contribuição dos rios Paraná e Caxias pela margem esquerda e, inúmeros igarapés pela margem direita.
Fonte: www.nugeo.uema.br