Bacias Federais
As bacias hidrográficas de domínio federal representam as bacias que possuem áreas em mais de um Estado da federação. No caso do Maranhão, estas áreas estão representadas pelas bacias dos rios: Parnaíba (Maranhão e Piauí), Tocantins (Maranhão e Tocantins) e Gurupi (Maranhão e Pará). No que diz respeito às porções destas bacias inseridas no Maranhão, em conjunto, elas representam uma área de 113.068,15 km², ou seja, 34,06% do território maranhense. A figura 15 apresenta as áreas totais das bacias hidrográficas do Estado do Maranhão.
Bacia Hidrográfica do Parnaíba
A bacia hidrográfica do rio Parnaíba é a maior dentre as bacias federais maranhenses, possui uma área de 66.449,09 km², representando cerca de 20,02% da área total do Maranhão. Esta bacia tem cerca de 19,5% de sua área localizada no Estado do Maranhão. A bacia do Parnaíba consiste na parte maranhense da região hidrográfica nacional do Parnaíba, ocupando, no Maranhão cerda de 19,8% dessa região hidrográfica.
O rio Parnaíba, que é o divisor natural entre os Estados do Maranhão e do Piauí, nasce na Chapada das Mangabeiras, em altitudes de aproximadamente 800m, onde recebe a denominação de rio Água Quente. Após percorrer cerca de 1.400 km chega à sua foz, no Oceano Atlântico, onde forma o grande delta do Parnaíba ou delta das Américas.
Dentre os seus principais afluentes está o rio Balsas, que nasce no ponto de encontro da Chapada das Mangabeiras, e o riacho da Limpeza que nasce na Serra do Penintente. O rio Balsas tem extensão de aproximadamente 525 km, é perene em todo o seu trecho até desaguar no rio Parnaíba a 12 km, a montante, das sedes municipais de Benedito Leite (MA) e Uruçuí (PI) (Figura 16).
Bacia Hidrográfica do Tocantins
A bacia hidrográfica do rio Tocantins no Estado do Maranhão possui uma área de 30.665,15 km², representando cerca de 9,24% da área total do Estado. Esta bacia tem cerca de 9,0% de sua área localizada no Maranhão. A bacia hidrográfica do rio Tocantins representa a parte da área da região hidrográfica do Araguaia-Tocantins inserida no Estado do Maranhão. Sua delimitação equivale ao limite entre os Estados do Maranhão e Tocantins, ou seja, na maior parte é o Rio Manuel Alves Grande, um dos principais afluentes do Rio Tocantins, e na outra parte é o próprio rio Tocantins até a sua confluência com rio Araguaia (Figura 17 e Figura 18)
Bacia Hidrográfica do Gurupi
A bacia hidrográfica do rio Gurupi, pelo lado do Estado do Maranhão, possui área de 15.953,91 km², representando cerca de 4,80% da área total do Estado. Esta bacia tem cerca de 70% de sua área contida no Maranhão.
O rio Gurupi, rio de domínio federal, é o divisor natural entre os estados do Maranhão e do Pará. Este rio nasce em terras maranhenses, na serra do Gurupi, entre os municípios de Açailândia e São Francisco do Brejão, percorre terreno de baixada em direção Norte, com uma extensão 720 km, até chegar ao Oceano Atlântico. Destacam-se como afluentes maranhenses do rio Gurupi, os rios Surubim, Tucumandiua, Cajuapara, Panemã, Apará e Jararaca. O principal divisor de águas da bacia hidrográfica do Gurupi com as bacias hidrográficas do Mearim e Turiaçu é a Serra do Tiracambu (Figura 19).
Fonte: www.nugeo.uema.br