Avaliação Mensal de Chuva (abril de 2021)
Por Hallan Cerqueira em 16 de maio de 2021
Avaliação mensal da chuva no maranhão (abril de 2021)
As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são um fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do normal, para tanto, usa-se um cálculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem. A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.
A climatologia de abril apresenta os maiores índices pluviométrico ao norte acima da latitude de 4°sul, onde normalmente as chuvas ficam compreendidas no intervalo de 340 a 460 mm, com destaque para a ilha de São Luís onde os valores ficam acima de 460 mm.
Os menores índices pluviométricos se concentram no extremo sul do estado, chegando a mínimos de 120 mm próximo as regiões de Balsas e Alto Parnaíba. A faixa central do estado compreendidos entre os paralelos 4 a 6°S, é a onde se encontram volumes pluviométricos entre 330 e 200 mm.
Como esperado para abril da distribuição das chuvas, o comportamento espacial se apresentou semelhante à climatologia, com os maiores valores se concentrando ao norte e os menores ao sul, porém, os volumes ficaram deficitários em todos o estado, com algumas regiões apresentado acumulados abaixo de 100 mm, o que não é comum para o mês de abril.
A precipitação deficitária em abril de 2021 se deve boa parte pela ausência incomum da ZCIT, principal sistema causador de chuvas no norte do estado. O sistema meteorológico se encontrou ao norte de sua posição normal, em função das águas mais aquecidas do Atlântico estarem mais ao norte também; esse posicionamento anormal da ZCIT tem impacto direto na convergência da umidade, prejudicando também a convecção que é mais localizada e produz as nuvens de tempestade, todo esse mecanismo tem influência direta nas chuvas deficitária no mês.
O mês de abril de 2021 apresentou quase que sua totalidade de chuvas abaixo do normal, com a exceção do extremo sul e uma pequena porção ao norte. Pode-se considerar que no compito geral, as chuvas de abril se comportaram abaixo da climatologia normal, com regiões do leste do estado ficando até 50% abaixo do normal.
*ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.Meteorologista responsável
Hallan Cerqueirahdmeteorologia@gmail.com