Análise Sinótica
Por Andrea Cerqueira em 18 de julho de 2022
Análise do dia 18/07/2022 às 18 (UTC) – 15 Hora Local
O escoamento de leste em níveis baixos da troposfera continua mantendo a instabilidade atmosférica no Litoral leste da região Nordeste do Brasil. No Litoral maranhense, as forçantes termodinâmicas e advecção de umidade, tem contribuído para a formação de extensas massas de nuvens com potencial para chuvas e/ou trovoadas com características isoladas, especialmente no setor Noroeste do estado. O ar seco e quente que predomina na região central do Brasil, mantem a condição de temperaturas elevadas, baixa umidade e subsidência atmosférica no Sul do Maranhão, o que inibi a formação de nebulosidade significativa na região. O Cavado prolongado (1) continua presente na Costa Leste do Nordeste do Brasil mantendo a situação de instabilidade. A ZCIT está presente ao norte da Linha do Equador, entre 4°N e 9°N.
A imagem do satélite meteorológico GOES 16 (canal visível) no horário de 18 UTC do dia 18 de julho de 2022 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima.
_______________________________________________________________________________________________
Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).
*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Médio de Greenwich. 3 horas a mais
*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)
(1) Área caracterizada por baixa pressão atmosférica em relação à sua adjacência. Encontrado nas cartas sinóticas.
Meteorologista responsável
Andréa Cerqueira