Análise Sinótica
Por Andrea Cerqueira em 17 de setembro de 2022
Análise do dia 16/09/2022 às 21:00 (UTC) – 18:00 Hora Local
Os ventos oceânicos de nordeste (mais intensos) continuam adentrando o continente e contribuindo para nebulosidade estratiforme no norte do Maranhão. Porém, o destaque dessa análise é para o sul do Maranhão, que está sob influencia de áreas de instabilidade associadas a um corredor de convergência de massa presente desde a Amazônia. Essa configuração é comum surgir a partir de outubro no sul do estado, mas este ano, se apresentou mais cedo.
ZCIT no Atlântico: oscilando acima do equador, entre 7°N e 12°N.
A imagem do satélite GOES-EAST/NOAA/NESDIS/STAR ( Composição GEOCOLOR) no horário de 21:00 UTC (18 hora local) do dia 16 de setembro de 2022 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima. Com destaque para o trem de nuvens carregadas da Amazônia até o norte de Tocantins e sul do Maranhão.
_______________________________________________________________________________________________
Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).
*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais
*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)
Meteorologista responsável
Andréa Cerqueira