Análise Sinótica 17/01/23
Por Andrea Cerqueira em 17 de janeiro de 2023
Análise do dia 17/01/2023 às 15 (UTC) – 12 Hora Local
No momento, o escoamento atmosférico associado ao VCAN continua presente, porém com um deslocamento para o interior do continente, na altura do sul da Bahia e norte de Minas Gerais, com isso, as nuvens carregadas se confinam ao norte de Tocantins, se expandindo para o sul do Maranhão. O tempo segue instável nessa região do Maranhão. Ausência de nebulosidade significativa ao norte do Estado, entretanto, os valores de energia disponível para convecção estão subindo e isso pode acarretar formação de nuvens carregadas nas próximas horas.
⇒ ZCIT no Atlântico: oscilando acima do equador, entre 0° e 5°N
A imagem do satélite GOES EAST NOAA no horário de 15 UTC (12 hora local) do dia 17 de janeiro de 2023 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima.
_______________________________________________________________________________________________
Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).
*UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais
*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)
* VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis): região de baixa pressão atmosférica nos altos níveis da atmosfera, mas que reflete em superfície tanto para causar e/ou inibir chuvas.
Meteorologista responsável
Andréa Cerqueira