Avaliação Mensal da Chuva (janeiro de 2023)


Por em 16 de fevereiro de 2023



Avaliação mensal da chuva no maranhão (janeiro de 2023)

 

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são um fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do seu comportamento em relação ao que era esperado na climatologia.

A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios da atuação dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

Climatologia da chuva em janeiro

A normal climatológica de precipitação pluviométrica de janeiro apresenta os maiores volumes concentrados no oeste do estado, onde o extremo oeste apresenta valores que ficam entre 250 e 300 mm, porém, na maior parte do setor, as precipitações ficam ligeiramente abaixo, entre 200 e 250 mm, representando, climatologicamente ainda a pré-estação chuvosa na região. Por outro lado, boa parte do setor leste, mais especificamente o sudeste do estado, apresenta uma ligeira diminuição das chuvas em comparação ao mês de dezembro, apresentando valores entre 150 e 200 mm.

As chuvas do mês de janeiro são normalmente influenciadas por sistemas meteorológicos de escala sinótica, que podem perdurar certa de cinco a sete dias, por isso é bastante comum haver sucessões de semanas de chuvas com escassez de chuva em sequência, configurando uma característica típica dos meses de transição, onde essa condição de tempo é bastante comum; um bom exemplo disso é o posicionamento dos Vórtices Ciclônicos de altos Níveis (VCAN), que dependo de onde ele se encontra sobre o Nordeste do Brasil, pode ser um agente causador ou inibidor de chuvas.

Chuvas diárias observadas em janeiro de 2023

A coloração das figuras de chuvas diárias tem três categorias: a baixa, que vai do vermelho ao laranja claro indicando chuvas com baixo volume e pouco significativas; a intermediária, que vai do verde claro ao verde escuro e indica chuvas com volumes mais significativos seguindo um padrão intermediário; a alta, que vai do roxo claro ao roxo escuro e indica volumes significativos de chuvas mostrando eventos extremos.

A seguir um breve resumo das chuvas diárias no estado em janeiro de 2023:

chuva diárial_jan_23



Total mensal das chuvas observadas em janeiro de 2023

Janeiro de 2023 foi marcado por incursões ao norte do estado de instabilidade atmosférica associada a um posicionamento levemente anormal ao sul da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) o que provocou boas chuvas no litoral com destaque para a região metropolitana de São Luís, que foi a região do estado que apresentou o maior índice pluviométrico no estado.

Concomitantemente com atuações da ZCIT ao sul da sua posição normal, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) teve boas atuações na região centro-sul do estado onde normalmente atua e é o sistema causador chuvas abundantes na região. Outro sistema meteorológico típico que teve boa atuação nas chuvas em janeiro de 2023 foi o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que apesar do seu posicionamento irregular sobre o Nordeste do Brasil, trouxe boas chuvas para o Maranhão.

01-total chuva de janeiro de 2023

Anomalia de Precipitação (mm) observada em janeiro de 2023

As anomalias de precipitação, que também são designadas como desvios absolutos de precipitação, têm como principal objetivo determinar áreas do estado no qual há excesso, com os desvios positivos, ou deficiência, com os desvios negativos, de chuvas, em comparação com as normais climatológicas.

O extremo norte e parte do leste do estado apresentaram desvios positivos de precipitação, da ordem de 50 a 100 mm e excepcionalmente entre 150 e 200 mm na região metropolitana de São Luís; o restante do estado apresentou anomalias negativas, variando entre -150 mm a -50 mm indicando déficit de chuva nas regiões de coloração alaranjadas e amarelo mais forte.

01-anomalia de prp em janeiro de 2023



Desvios de precipitação observada em janeiro de 2023

Utilizando a metodologia dos tercis, onde o primeiro tercil (tercil inferior) fica abaixo de 33,3%, e é definido como categoria abaixo do normal (cor vermelha); o segundo tercil fica compreendido entre os valores de 33,3% a 66,6% e é definido como categoria normal (cor amarela) e o terceiro tercil (tercil superior) compreende os valores superiores a 66,6% é definido como categoria acima do normal (cor azul). foram estabelecidas categorias extras estabelecidas como muito seco e muito chuvoso, sendo que as chuvas que ficam abaixo de 16,7% e acima de 100%, são classificadas na categoria “muito abaixo do normal” e “muito acima do normal” respectivamente.

No cômputo geral, pode-se afirmar que apresar do estado apresentar boas áreas com desvios negativos de precipitação, não foi suficiente para rebaixa a situação de janeiro de 2023 para categoria abaixo do normal, podendo-se considerar que esse mês, de uma forma geral, foi classificado como normal, as exceções foram a região metropolita de São Luís, que entrou na categoria acima do normal, partes da região sul, que ficou na categoria abaixo do normal, e o município de balsas que apresentou categoria muito abaixo do normal.

01-desvio de prp em janeiro de 2023

 

Considerações finais

 

O Estado do Maranhão apresentou média pluviométrica no mês de janeiro de 2023 de 212,3 mm, onde o esperado é de 222,9 mm, o que representa um desvio de carca de 5% abaixo do normal; isso significa que de uma forma geral, as chuvas médias no estado ficaram próximas à normalidade, com um leve desvio para baixo, seguindo a tendência de quase todos os meses do ano de 2022.

link para o download do boletim em PDF aqui

Meteorologistas responsáveis:

Hallan D. Cerqueira

hdmeteorologia@gmail.com

Andréa Helena M. dos Santos Cerqueira

ahmeteoro@gmail.com

glossário: https://portal.inmet.gov.br/glossario/gloss%C3%A1rio



Últimas Postagens