Análise Sinótica e Alerta 16/03/23
Por Andrea Cerqueira em 16 de março de 2023
Análise do dia 16/03/2023 às 18 UTC – 15 Hora Local
Uma camada extensa de nuvens está concentrada em grande parte da região Nordeste do Brasil em função do posicionamento de um cavado* configurado em altos níveis da troposfera. Essa camada de nebulosidade se junta com a da ZCIT*, que está atuando sobre o equador, e proporciona intensa instabilidade atmosférica na costa norte do Nordeste do Brasil e áreas oceânicas adjacentes, formando núcleos isolados de nuvens cumulonimbus (CB). O alerta de tempo adverso se mantém para toda faixa costeira entre o nordeste do Pará e Rio Grande do Norte.
⇒ ZCIT no Atlântico: oscilando entre 0° e 2°N
A imagem do satélite GOES 16/INMET no horário de 18 UTC (15 hora local) do dia 16 de março de 2023 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima e linhas de correntes (vento) na alta troposfera.
_______________________________________________________________________________________________
Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).
UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais
*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical): grande área de instabilidade ao redor do globo confinada dentro dos trópicos.
*CAVADO: Área caracterizada por baixa pressão atmosférica em relação à sua adjacência. Encontrado nas cartas sinóticas.
ATENÇÃO: Para mais informações sobre os sistemas meteorológicos produtores de chuva no Maranhão, clique AQUI
Meteorologista responsável
Andréa Cerqueira
ahmeteoro@gmail.com