Avaliação Mensal da Chuva (abril de 2023)


Por em 11 de maio de 2023



Avaliação mensal da chuva no maranhão (abril de 2023)

 

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são um fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do seu comportamento em relação ao que era esperado na climatologia.

A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios da atuação dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.


Climatologia da abril em abril

A climatologia de abril apresenta os maiores índices pluviométrico ao norte acima da latitude de 4°sul, onde normalmente as chuvas ficam compreendidas no intervalo de 350 a 450 mm, com destaque para a ilha de São Luís onde os valores ficam acima de 460 mm. Os menores índices pluviométricos se concentram no extremo sul do estado, chegando a mínimos de 100 mm próximo as regiões de Balsas e Alto Parnaíba. A faixa central do estado compreendida entre os paralelos 4°S a 6°S, é onde se encontram volumes pluviométricos entre 300 e 200 mm, ou seja, são valores baixos comparados com o norte do estado.

Normalmente abril marca o início da macha sazonal da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para o hemisfério norte, por conta disso, os maiores volumes de chuva se concentrem no setor norte e se dá o início do período da pré-estação seca no sul do estado, porém, ainda se considera abril como um mês do período chuvoso, pois ainda se observa chuvas muito significativas.


Chuvas diárias observadas em abril de 2023

A coloração das figuras de chuvas diárias tem três categorias: a baixa, que vai do vermelho ao laranja claro indicando chuvas com baixo volume e pouco significativas; a intermediária, que vai do verde claro ao verde escuro e indica chuvas com volumes mais significativos seguindo um padrão intermediário; a alta, que vai do roxo claro ao roxo escuro e indica volumes significativos de chuvas mostrando eventos extremos.

A seguir um breve resumo das chuvas diárias no estado em abril de 2023:

 

chuva diária_abril_23




Total mensal das chuvas observadas em abril de 2023

Abril de 2023 foi um mês muito importante do ponto de vista climático, pois marcou o primeiro mês após o fim de um evento de Lã Niña que persistiu por aproximadamente 3 anos, e foi um evento impactante nos índices pluviométricos, fazendo com que o Estado do Maranhão apresentasse boas chuvas, porém, com seu fim estabelecido no mês de março, abril apresentou consideráveis variações no regime climático que rege as chuvas nesse mês, pois o ENOS (El Niño oscilação sul), como é um fenômeno de interação oceano-atmosfera ocorrido no Oceano Pacífico, tem a capacidade modificar vários regimes pluviométricos ao redor do mundo, por conta disso, abril de 2023 foi um mês que apresentou chuvas bastante irregulares em sua extensão territorial.

O Norte foi a região em que os maiores volumes de chuvas ocorreram, com algumas regiões superiores a 400 mm, com é o caso dos municípios de São Luís, zé Doca, e Caxias. A porção sudeste do Estado foi a região com o menor índice pluviométrico registrado em abril de 2023, com volumes variando entre 50 e 100 mm.




04-total chuva de abril de 2023



Anomalia de Precipitação (mm) observada em abril de 2023

As anomalias de precipitação, que também são designadas como desvios absolutos de precipitação, têm como principal objetivo determinar áreas do estado no qual há excesso, com os desvios positivos, ou deficiência, com os desvios negativos, de chuvas, em comparação com as normais climatológicas.

Boa parte do estado do Maranhão apresentou desvios negativos, com destaque para o extremo noroeste onde os desvios ficaram abaixo de 200 mm. Somente alguns municípios apresentaram desvios positivos, como Carolina, Zé Doca, Chapadinha, Buriti e Caxias, com desvios da ordem de 100 mm.




Desvios de precipitação observada em abril de 2023

Utilizando a metodologia dos tercis, onde o primeiro tercil (tercil inferior) fica abaixo de 33,3%, e é definido como categoria abaixo do normal (cor vermelha); o segundo tercil fica compreendido entre os valores de 33,3% a 66,6% e é definido como categoria normal (cor amarela) e o terceiro tercil (tercil superior) compreende os valores superiores a 66,6% é definido como categoria acima do normal (cor azul). foram estabelecidas categorias extras estabelecidas como muito seco e muito chuvoso, sendo que as chuvas que ficam abaixo de 16,7% e acima de 100%, são classificadas na categoria “muito abaixo do normal” e “muito acima do normal” respectivamente.

Do ponto de vista da categorização das chuvas, o extremo noroeste do estado e a faixa central ficaram na categoria abaixo do normal, o restante do estado apresentou a categoria normal (Norte e Sul). No geral, o Estado do Maranhão ficou na categoria normal a abaixo do normal no mês de abril de 2023.

 


Considerações finais

 

O Estado do Maranhão apresentou média pluviométrica de 249,2 mm no mês de abril de 2023, onde o normal é 267,5 mm, o que representa um desvio de cerca de 6,8 % abaixo do normal; isso significa que de uma forma geral, as chuvas médias no estado ficaram próximas à normalidade com uma leve tendência para abaixo normal.

link para o download do boletim em PDF aqui

Meteorologistas responsáveis:

Hallan D. Cerqueira

hdmeteorologia@gmail.com

Andréa Helena M. dos Santos Cerqueira

ahmeteoro@gmail.com

glossário: https://portal.inmet.gov.br/glossario/gloss%C3%A1rio



Últimas Postagens