Análise Sinótica 05/06/2023
Por Andrea Cerqueira em 5 de junho de 2023
Análise do dia 0/06/2023 às 18 UTC – 15 Hora Local
A presença de uma massa de ar seco na região central do Brasil, age como inibidor da formação de nebulosidade significativa e isso acontece também no setor sul do Maranhão. Enquanto isso, o extremo norte está sob influência de inserção de umidade vinda mar, o qual juntamente com o calor, podem formar nuvens de chuva sobre essa região. Um cavado (área de baixa pressão estendida, observada nas cartas sinóticas) atua próximo a Costa Leste do Nordeste do Brasil provocando instabilidade atmosférica na região.
⇒ ZCIT : oscilando entre 5°N e 10°N no Atlântico
A imagem do satélite GOES 16/INMET no horário de 12 UTC (9 hora local) do dia 05 de junho de 2023 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima. As áreas coloridas na imagem representam o desenvolvimento vertical das nuvens, de acordo com a escala, quanto mais frio o topo da nuvem (vermelho), mais desenvolvida ela é, e mais propícia a causar tempo adverso na localidade de atuação.
_______________________________________________________________________________________________
Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).
UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais
*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical): grande área de instabilidade ao redor do globo confinada dentro dos trópicos.
ATENÇÃO: Para mais informações sobre os sistemas meteorológicos produtores de chuva no Maranhão, clique AQUI
Meteorologista responsável
Andréa Cerqueira
ahmeteoro@gmail.com