Alerta de Seca para o Maranhão


Por em 18 de outubro de 2024



O extremo sul do Maranhão, mais especificamente no município de Alto Parnaíba (Destaque em vermelho), foi classificado com presença de Seca Grave (S2) neste mês de setembro. As informações são do Monitor de Secas, ferramenta gerenciada pela Agência Nacional de Águas e que o LABMET da UEMA tem função de validador desde a sua existência. A Seca Grave de que trata o Monitor corresponde a um fenômeno que pode recorrer a uma vez a cada 10 a 20 anos e pode ter como impacto a perda de culturas agrícolas e pastagens decorrentes de escassez hídrica, além probabilidade elevada de restrição imposta no uso da água.

Esta alteração pôde ser observada também na Bahia e no Piauí, estados cujo fenômeno da seca passou por agravamento. Os baixos volumes de chuva e as altas temperaturas foram essenciais para a piora no cenário de seca e deverão perdurar por mais tempo.

A previsão climatológica trimestral indica chuvas abaixo da média para todo o centro sul do Maranhão. Algumas chuvas podem ocorrer, principalmente por conta da transição do período seco para o período chuvoso na região, mas a perspectiva é que os volumes sejam inferiores à normalidade. Dessa forma a condição de seca deve se manter por mais alguns meses, até o pleno estabelecimento do período chuvoso.



Últimas Postagens