Tromba d’água em São Luís-MA


Por em 27 de março de 2017



No início da tarde do dia 25 de março de 2017, surgiu em um ponto da área litorânea da capital maranhense, um fenômeno atmosférico conhecido como tromba d’água. Em termos meteorológicos, a tromba d’água é um tornado que ocorre sobre uma superfície líquida (mares, lagos, rios e etc.).

Um tornado consiste em uma coluna giratória e violenta de ar que se estende para baixo de uma nuvem cumulunimbus (CB). Dentro dessa coluna, os ventos podem circular a uma velocidade próxima de 500 km/h. Um tornado típico possui poucas centenas de metros de diâmetro (de 100 a 600 m) e desloca-se sobre uma superfície por aproximadamente 10 km, embora os tornados maiores possam se locomover por centenas de quilômetros. Os ventos fortes dos tornados são extremamente destrutivos. Os maiores e mais poderosos deixam um rastro de destruição por onde passam. A cada ano, em algumas partes do mundo, muitas pessoas morrem ou perdem suas casas devido à força destrutiva desses fenômenos.

Os tornados normalmente se formam em trovoadas bem desenvolvidas dentro das tempestades, das linhas de instabilidade e dos complexos convectivos, que necessitam de uma atmosfera bastante instável. Alguns casos típicos que ocorrem no Brasil, são constituídos pelas trovoadas que se formam rapidamente, provocando fortes ventos e precipitando uma grande quantidade água; e quando ocorrem  próximos aos grandes centros urbanos ou em sua área periférica, causam vários transtornos à população, como mortes e grandes prejuízos

Os EUA são o país que mais sofre com os tornados, embora esse fenômeno também ocorra na Europa, Ásia, e América do Sul. Os tornados que ocorrem próximo da linha do Equador, são menos intensos do que ocorrem em latitudes mais altas. Para classificar a intensidade do tornado, existe uma escala de 0 a 6 , que mostra a velocidade do vento e os danos esperados. É a escala Fujita:

F0 (ventos em torno de 116 km/h) – danos leves: ramo de árvores quebrados, painéis danificados.

F1 (ventos de 116-180 km/h) –  danos moderados: árvores e janelas quebradas.

F2 (ventos de 181-253 km/h) –  danos consideráveis: árvores grandes arrancadas, estruturas fracas destruídas.

F3 (ventos de 254-332 km/h) – danos severos: telhados e paredes destruídos de casas bem construídas, trens descarrilhados.

F4 (ventos de 333-419 km/h) – danos devastadores: carros tombados, casas bem construídas demolidas.

F5 (ventos de 419-510 km/h) – danos incríveis: carros arremessados a 10 m, casas desintegradas, fenômenos incríveis ocorrem

F6 (ventos acima de 510 km/h) – danos inconcebíveis – improvável 

*Meteorologia Prática*

 

tornado_foto

Tromba d’água registrada em São Luís no dia 25 de março de 2017 (Fonte da imagem: G1 Maranhão)



Últimas Postagens